CAPA - 6 Partitas Latino Americanas - Rafael Cesario - Arthur Barbosa - Jacaranda Music - Julian J. Ludwig

6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo

Rafael Cesário

A ideia principal deste trabalho é dar continuidade ao trabalho de décadas de estudo sobre a música latino-americana e destacar sua ampla gama de ritmos e cores musicais em uma obra para violoncelo solo que abrange toda essa diversidade de forma representativa. O trabalho não pretende ser literal na abordagem de cada ritmo e é compilado em seis capítulos dos muitos ritmos existentes na região, até porque é talvez quase impossível catalogar todos em sua totalidade, mas tenta representar essa diversidade através do violoncelo solo. Cada Partita possui três movimentos e cada um foi nomeado após um ecossistema na América Latina, a fim de poder agrupar OS RITMOS ABORDADOS por região, sendo eles PAMPA, CAATINGA, ANDES, FLORESTA AMAZÔNICA, CARIBE e CHAPARRAL. Compre aqui a partitura.

Tidal Preto |
Spotify Preto |
Apple Music p |
deezer p |
Amazon Music P |
Youtube music p |

Vídeo Release

Sobre o disco

A comparação com as Partitas para violino solo e as suítes para violoncelo solo, ambas de J.S. Bach, é inevitável e deliberada, com o objetivo de valorizar a música latino-americana equipando-se com a virtuosidade de um instrumento tão europeu quanto o violoncelo, mas que se tornou “americanizado” ao longo do tempo. A pesquisa para desenvolver este trabalho como um todo foi focada em ritmos e danças de toda a América Latina, que representam um emaranhado musical muito rico de uma região onde a música praticada muitas vezes não reconhece fronteiras (por esse motivo agrupada neste trabalho como biomas e não como países), e é isso que a une de certa forma, com suas semelhanças e individualidades e com suas origens tão remotas quanto a música dos povos originais do continente, a música europeia, a música africana e outras vindas de muitas partes do mundo que decidiram se reunir e construir um caleidoscópio musical dos mais ricos do mundo. Adicionado a isso está o fato de que o violoncelo é um instrumento “erudito” muito presente e amado em todo o continente latino-americano.

Pesquisei um enorme número de ritmos e manifestações populares nos últimos vinte anos, o que me deu a base para desenvolver muitas obras relacionadas com a recuperação e apreciação da música do nosso continente. Exaltar alguns ritmos que estão quase extintos, valorizar os menos conhecidos enquanto apresento os mais conhecidos ao público, etc., têm sido alguns dos propósitos por trás da criação deste álbum. Além disso, tive que despertar o interesse do intérprete, o que me levou a abordar diversos requisitos técnicos da escola de violoncelo (técnica tradicional, técnica expandida, efeitos, etc.). Uma tarefa singular de reunir um conjunto de obras que se complementem em termos de temas e ponto de vista do violoncelista, colocando assim o instrumento em um nível ainda mais alto quando o tema é Música Latino-Americana.

Arthur Barbosa, novembro de 2022

6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo - Rafael Cesario - ARthur Barbosa 1
6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo - Rafael Cesario - ARthur Barbosa 2

Sobre a gravação

A gravação foi feita no Estúdio A no Jacarandá. Optamos por usar um conjunto de microfones durante a gravação. Montamos um “Decca Tree” com dois MKH 800 TWINS e um DPA 4041SP no centro, juntamente com dois MKH 800 TWINS como Outriggers (pré Millennia). Durante a mixagem, o Decca Tree acabou não sendo utilizado, mas os dois Outriggers foram usados levemente para aprimorar a espacialidade (através do som não correlacionado do campo difuso).

Os principais microfones são um conjunto Straus Paket composto por Schoeps MK4 e DPA 4006, em um pré-amplificador GML. Na mixagem, ouvimos principalmente uma mistura entre esses dois conjuntos de microfones. Em algumas músicas, há um pouco mais de ênfase nos Schoeps ou DPA.

Três spots foram usados, um Brüel & Kjær 4006, 4011 e Schoeps MK2. Durante a mixagem, eles não foram usados, exceto para algumas passagens de Pizzicato onde o 4006 foi usado como suporte.

Para a percussão com os pés, usamos um MKH 800 P48 com um padrão polar bidirecional, a fim de utilizar os nulos do padrão polar para focar no sapateado enquanto rejeitamos o som direto do violoncelo. Este microfone foi usado apenas durante a percussão.

O álbum não recebeu equalização, exceto por um corte de baixa que removeu frequências baixas abaixo da emissão do violoncelo.

Faixas e Informações

Recording: Julian J. Ludwig, Rafael Thèmes

Direction / Editing: Marcos Scheffel

Mix Engineer: Julian J. Ludwig

Mastering Engineer: Julian J. Ludwig

Local: Jacarandá

Producer: Julian J. Ludwig

Publishing: Jacarandá

Release: 2024

Genre: Classical

Recording format: 96Khz, 24 bit

Delivery: Stereo 96/24

SKU: JM 0001

01

Partita 1 – PAMPA – Tango

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

03:54

02

Partita 1 – PAMPA – Milonga

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

02:19

03

Partita 1 – PAMPA – Chamameado

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

03:32

04

Partita 2 – CAATINGA -Forrobodó

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

02:30

05

Partita 2 – CAATINGA – Lamentoso

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

04:17

06

Partita 2 – CAATINGA – Cabaçal

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

04:00

07

Partita 3 – CARIBE – Allegro Calipso

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

02:26

08

Partita 3 – CARIBE – Cha cha cha

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

02:34

09

Partita 3 – CARIBE – Salseado

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

03:51

10

Partita 4 – AMAZÔNIA – Cumbia Amazônica

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

02:09

11

Partita 4 – AMAZÔNIA – Canto Kaiapó

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

04:34

12

Partita 4 – AMAZÔNIA – Tempo di Carimbó

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

02:15

13

Partita 5 – CHAPARRAL – Jarabe

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

03:09

14

Partita 5 – CHAPARRAL – Venado

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

03:10

15

Partita 5 – CHAPARRAL – Danzante

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

02:31

16

Partita 6 – ANDES – Wankara

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

04:03

17

Partita 6 – ANDES – El Condor

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

04:14

18

Partita 6 – ANDES – Charangueo

Rafael Cesário (Intérprete), Arthur Barbosa (Compositor)

04:22

6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo - Rafael Cesario - ARthur Barbosa 3
6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo - Rafael Cesario - ARthur Barbosa 5
6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo - Rafael Cesario - ARthur Barbosa 4
6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo - Rafael Cesario - ARthur Barbosa 6
6 Partitas Latino-Americanas para Violoncelo Solo - Rafael Cesario - ARthur Barbosa 2

Rafael Cesário

Sobre o Projeto

Sobre o compositor Arthur Barbosa

Saiba mais sobre

Jacarandá Music.