Skip to main content

Como fazer um sampler soar bem?

By 18 de julho de 2014julho 26th, 2014Marketing
eastwest_quantum-leap-symphonic-orchestra-play-edition_screen

Interface de sampler da EastWest

Muitas vezes me perguntam como fazer os samplers soarem o melhor possível. Pensando nisso, gostaria de dividir algumas idéias que funcionam bem para mim. O fator mais importante é a própria composição e arranjo/orquestração. Porem esta é uma questão muito subjetiva para a gente tentar abordar neste momento. Podemos apenas exemplificar que mesmo se tratando de músicos de verdade, uma mesma composição pode soar melhor ou pior dependendo da orquestração ou arranjo. De qualquer maneira, estas são algumas dicas que costumam fazer a diferença:

  1. Escrever coisas humanamente possíveis, tendo certo “respiro” para os músicos.
  2. Abusar das “midi velocities”. Em termos leigos, são as diferentes dinâmicas que acompanham cada nota.
  3. Se possível, tocar cada instrumento com controlador midi. Parece que nossos leves “erros” como minuciosos ralentandos acabam por dar uma maior naturalidade. Mas nem sempre é possível executar determinada passagem tocando bem o suficiente, sem virar uma zona no final.
  4. Selecione bem os timbres e articulações. As vezes é preferível adaptar uma  música e usar outra articulação, do que ser forçado a usar um timbre ruim. Nesse sentido é fundamental conhecer bem os recursos do sampler a sua disposição.
  5. Um timbre ruim no meio de timbres bons faz um belo estrago.
  6. Caprichar na mixagem! Acertar na equalização, no reverb, na compressão entre outros recursos é tão importante no trabalho com samplers quanto musica gravada de verdade.
  7. Ter algum elemento natural ajuda a disfarçar os samplers. Pode ser qualquer instrumento a sua disposição, voz.. etc
  8. Usar a automação de faders como complemento as “midi velocities”.

Espero que façam bom proveito destas dicas.

Precisa de ajuda?