Skip to main content

Saiba quais são os riscos que sua empresa corre ao subir um vídeo no YouTube

By 26 de julho de 2014Marketing

FONTE: http://sambatech.com/blog/

topo

Há várias boas razões para não escolher o YouTube como única opção para hospedagem e distribuição dos vídeos da sua empresa. Apesar de ser um site grande, confiável e gratuito, nem sempre o caminho mais conhecido é o mais adequado.

Produtores de vídeos precisam entender como e quando utilizá-lo dentro da sua estratégia de vídeos online e também em que momento é necessário optar por uma plataforma profissional. Pensando nisso, preparamos um post com os principais riscos que a sua empresa corre ao usar o YouTube para hospedagem de vídeos. Confira!

Perder força de monetização e clientes em potencial

A maior parte das pessoas vai ao YouTube para conferir videoclipes, esquetes de humor e vídeos de gatinhos. Os hábitos contam muito na internet, e a maioria dos usuários não têm o hábito de usar o YT para conferir conteúdos tão específicos sobre empreendedorismo, esportes ou educação, por exemplo.

Ter uma boa estratégia de posicionamento do seu site para torná-lo referência em determinado tipo de conteúdo é o caminho ideal para ganhar audiência qualificada e lucrar com vídeos online. Quanto mais você conseguir fortalecer a sua marca e se tornar referência na web, maior o potencial de monetização dos seus vídeos via publicidade. Anunciantes gostam de audiência segmentada e conteúdo Premium. E confiar apenas no YouTube para os vídeos da sua empresa pode passar uma falsa sensação de que eles estão atraindo o máximo de tráfego possível (afinal, estão no maior site de vídeos), mas não é bem assim. Talvez essa não seja a audiência que você esteja buscando e tão pouco a lucratividade ideal do seu conteúdo.

Dica da Samba #1: Utilize o YouTube para publicar vídeos teaser e atrair visitantes para o conteúdo publicado em seu site via plataforma profissional. Esta é a melhor opção para gerar mais audiência e ter uma alta lucratividade com seus vídeos.

Não medir os resultados dos vídeos

Costuma-se dizer que você recebe pelo que paga, então o serviço grátis dificilmente é o melhor. O YouTube fornece aos seus usuários um número muito limitado de informações sobre o desempenho dos vídeos, como uma estimativa dos minutos assistidos e das fontes do tráfego. Plataformas com fins mais profissionais conseguem fornecer o número exato de minutos assistidos, a porcentagem de pessoas que assistiram até o fim, se elas viram de novo e os lugares específicos onde o vídeo foi visto. Essas informações são fundamentais no seu plano de negócios e na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Dica da Samba #2: Saiba quais são as 7 métricas que você deve acompanhar em sua estratégia de vídeos online.

Trabalhar para os outros

Como quase todos os serviços gratuitos, o YouTube vive de anúncios. Se seu vídeo for uma ferramenta promocional, os usuários assistirão a outro anúncio antes. Para um vídeo que você planeja viralizar e que seja compartilhado por todo mundo (o que nunca é garantido), o conhecido YouTube pode ser a melhor opção. Mas para ter mais controle e garantir que seu conteúdo não gerará renda e visualizações para outras empresas, uma solução profissional é mais acertada.

Dica da Samba #3: Com os vídeos no seu site fica mais fácil entender melhor a sua audiência e criar estratégias de relacionamento com ela. Uma solução profissional como o Samba Videos pode ajudar nesta estratégia, permitindo a criação de campanhas para coleta de emails no player. Clique aqui e conheça a feature “Coletor de Leads”.

Perder parte da força da sua marca

Todo vídeo carregado no YouTube terá o logo preto e vermelho do site. Pior ainda, ao final aparecerão os “vídeos recomendados”, sobre os quais você não tem controle algum. Um vídeo sobre sua marca de pasta de dentes pode incluir ao final um link para o vídeo da concorrente. O algoritmo não é seu e você não pode reclamar, afinal não está pagando. Como já dissemos aqui, é interessante construir um canal de relacionamento próximo ao seu público. Para que seus vídeos agreguem valor à sua mensagem é preciso uma ferramenta que permita casar sua estratégia de comunicação à forma como eles serão distribuídos.

Dica da Samba#4: Crie um media center bem atraente e configure o player com as cores da sua empresa. Esta é a melhor solução para fortalecer a sua marca. Veja abaixo o case do portal Minha Vida.

minhavida

Ficar na mão

Sabe quando o Gmail, o Twitter ou o Facebook mudaram de layout e você não gostou? Pois é. Não há nada que você possa fazer, já que os serviços são gratuitos. Tornar-se cliente faz toda a diferença na forma como você é tratado. Plataformas profissionais valorizam seu feedback e suas demandas e estão sempre prontas para te atender. Considere dar mais atenção a quem quer dar atenção a você.

Entendeu quais são os ricos de subir os vídeos da sua empresa em uma plataforma gratuita como o YouTube? Caso tenha mais algum risco que não foi falado aqui, compartilhe-o conosco! Queremos saber sua opinião.

Precisa de ajuda?