Skip to main content

FONTE: http://sambatech.com/blog/

topo

O vídeo não é o futuro do marketing de conteúdo; é o presente. Se quiser um exemplo, dê uma olhada na aba “Trabalhos” do canal ‘Porta dos Fundos’ no YouTube. Um vídeo de piadas feito para a Visa tem mais de 4 milhões de visualizações, número superior a muitos dos videoclipes mais populares do Brasil. Milhões de clientes atuais e em potencial assistiram a um vídeo patrocinado pela marca porque quiseram, não porque ele passava no intervalo comercial do programa favorito deles na TV ou porque foram forçados a assisti-lo no cinema antes de o filme começar.

As grandes marcas já compreenderam que agora a lógica é outra. Não basta mais investir apenas em publicidade e manter aquela comunicação (ultrapassada) de via única com a audiência. É necessário entender a fundo os hábitos de consumo dos potenciais clientes para conseguir criar uma relação mais íntima do consumidor com a sua marca. Já é possível identificar uma nova geração de usuários de vídeos online e o uso deste tipo de mídia não pode ficar de fora do planejamento de marketing da sua empresa.

Há muito tempo a expansão da banda larga, inclusive nos já onipresentes smartphones, ditou os vídeos como uma das principais formas de produzir e consumir conteúdo. Foi-se o tempo em que bastava à sua marca “criar um site”. Os vídeos online já são tendência no ambiente corporativo e a previsão e que o seu consumo aumente bastante nos próximos anos.

Ainda não está convencido do uso deste tipo de comunicação na sua empresa? Veja por que os vídeos são tão importantes.

Vídeos são o que os consumidores querem

Um estudo da Cisco prevê que os vídeos responderão por 69% do tráfego de internet por consumidores em 2017, em comparação com os já altos 57% de 2012. Os vídeos já são a maior parte do conteúdo consumido na rede. Mesmo uma pequena fração dessa audiência representa muita gente consumindo a sua marca.

Você tem controle sobre os vídeos

Vídeos bem-feitos são fáceis de digerir e entender, divertidos de assistir e oferecem à sua empresa controle total sobre a narrativa. O trecho de um release pode ser cortado, uma foto pode ser publicada fora de contexto, um “tweet” pode ser mal-interpretado, mas é bem mais trabalhoso distorcer ou adulterar um vídeo. Numa época barulhenta e cheia de distrações, é cada vez mais importante fazer com que chegue ao público uma mensagem consistente.Vídeos são ideais para isso.

Vídeos são didáticos

Para que seus clientes se lembrem de algum número ou fato, vídeos são ótimas ferramentas – pense nas propagandas mais grudentas da TV, aquelas das quais você se lembra. Você também deve ser grato aos telejornais que exibem os números dos quais fala a reportagem sobre as imagens gravadas. Por exemplo, você vê imagens da fachada de um banco e aparece aquele letreiro: ’100 milhões de dólares’. O vídeo é inerentemente didático.

Experimente assistir a este vídeo do Kickstarter e diga se não ficou suficientemente claro que o produto é uma carteira bem fininha. Vídeos permitem que você mostre seus produtos ou serviços em ação em vez de apenas contar sobre eles.

Vídeos podem ter testemunhos

Citações entre aspas de clientes satisfeitos são sempre suspeitas, convenhamos. Mas é mais difícil negar o testemunho de um cliente (ou vários) de carne e osso sobre como seu cotidiano mudou depois de conhecer a solução da sua empresa.

Aqui na Samba Tech, por exemplo, nós desenvolvemos uma ação de relacionamento que se chama “Dia de Samba”, no qual convidamos os clientes para  uma imersão total nos processos e cultura da nossa empresa. E ao final da visita nós sempre gravamos um vídeo com depoimento do cliente comentando como foi a experiência.

>> Confira aqui o “Dia de Samba” do Diego Felice, Gerente de Novas Mídias do SBT.

As pessoas curtem compartilhar vídeos

Vídeos podem ser inspiradores, engraçados ou simplesmente bizarros – todas essas características que despertam a vontade de divulgá-los para os amigos. É cada vez mais importante produzir conteúdo que seja realmente bom em vez de tentar obter audiência apelando para truques no Google. E bons vídeos são irresistíveis.

Falando sobre produzir vídeos, você também pode se interessar pelo nosso White Paper grátis“Como utilizar vídeos online no marketing da minha empresa”. Ele tem dicas essenciais para quem produz ou deseja se comunicar por vídeos online no ambiente corporativo.

E você, o que achou deste texto? Entre no debate com a gente!

Precisa de ajuda?