7 métricas que você deve acompanhar em sua estratégia de vídeos online

By 26 de julho de 2014 Não categorizado

FONTE: http://sambatech.com/blog/

7metricas-06

Já dizia o guru da administração Peter Drucker: “what gets measured, gets managed”: o que se mede, se administra. E quando o assunto é vídeo, muitos analistas de marketing caem na armadilha do “publicar e esquecer”. Mas o caminho da estratégia de marketing de vídeos bem-sucedida inclui não apenas definir conteúdocuidar da iluminação ou adotar uma plataforma profissional. É preciso mensurar para saber o que (e se) está funcionando!

Listamos 7 métricas fundamentais para acompanhar em seus vídeos online, confira:

1. Watch Time/Retenção

Se você quer analisar se a sua estratégia de vídeos online está no caminho certo, esteja bem atento aos relatórios que mostram quanto tempo os usuários permaneceram assistindo o seu conteúdo. O watch time, ou taxa de retenção, é uma ótima métrica pois através dela você pode identificar o nível de engajamento da sua audiência com os seus vídeos.

Um título e um thumbnail chamativos podem atrair muitos cliques, mas isso quer dizer pouco se todo mundo abandona seu vídeo chato nos primeiros segundos. Uma boa média de tempo assistido significa que a maior parte dos usuários consideram seu vídeo interessante até o final.

2. Assinantes

Uma coisa é emplacar um viral (que pode ser esquecido em poucas semanas). Outra coisa é ter uma base de usuários que são fiéis ao seu conteúdo, interessados em assistir mais ao que você tem a oferecer. Este tipo de audiência tem grande potencial para se tornar defensores da sua marca e multiplicadores da sua mensagem, além de estarem mais propensos a comprar seu próximo produto ou o do seu anunciante.

Como produtor de vídeo, é importante oferecer para o usuário a possibilidade de se tornar assinante do seu conteúdo. Desta forma é possível comunicar e convidar estes usuários a acessar os seus vídeos sempre que tiver uma novidade. Esta estratégia é perfeita para quem deseja fortalecer o relacionamento com a audiência e também aumentar o número de visualizações nos vídeos produzidos.

>> Dica: Recentemente a Samba Tech lançou uma nova feature que permite realizar a coleta de emails no próprio player de vídeo. Através desta funcionalidade é possível criar um bom mailing de assinantes do seu conteúdo. Clique aqui e conheça!

3. Métricas de engajamento

A melhor métrica para analisar se a sua audiência está engajada com o conteúdo é através da taxa de retenção ou watch time. Porém, existem outras métricas de engajamento que também são importantes para sua estratégia de vídeos. Por exemplo: número de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Por meio da taxa de retenção é possível perceber se o seu conteúdo está adequado a sua audiência. E os demais recursos ajudam a entender melhor o potencial de viralidade e engajamento dos seus vídeos.

4. Desempenho

A métrica de desempenho é a melhor forma de saber quais são os seus vídeos que estão “quentes” ou “frios”. Mensure o número de visualizações dos seus vídeos e teste bastante os canais de divulgação. É importante analisar os resultados obtidos e entender quais são os canais que lhe deram maior número de views.

>> Para facilitar este tipo de análise de desempenho, o Samba Videos possui uma área deRelatórios em Alta que mostra de maneira bem visual quais são os vídeos que estão bombando no momento.

Samba Videos - Em alta

Gostou? Faça agora mesmo um teste gratuito do Samba Videos e comece a mensurar o desempenho dos seus vídeos!

5. Video SEO

É a forma de saber quais termos de busca estão levando ao seu vídeo. As configurações de título, tags e descrição do seu vídeo deve estar bem alinhada com a maneira com que os usuários buscam informações relativas ao seu conteúdo na internet. A análise deste tipo de métrica vai te dar bons insights de como atrair ainda mais audiência para os seus próximos vídeos e você pode até fazer testes A/B para saber quais palavras-chave levam a mais visualizações.

6. Tempo de carregamento

Você sabia que os espectadores de vídeos online começam a abandonar um vídeo se o conteúdo não toca em 2 segundos? Pois é, por este motivo é essencial ficar de olho no tempo de carregamento dos seus vídeos para identificar qualquer problema.

Na grande maioria das vezes, o tempo de carregamento do conteúdo está relacionado a tecnologia que você escolheu para hospedagem e entrega dos seus vídeos. E se esta tecnologia não é robusta, muitos usuários podem acabar fechando a aba do navegador sem dar uma chance ao seu vídeo.

>> Conheça o Samba Player, tecnologia da Samba Tech que permite o carregamento do vídeo antes mesmo da página do seu site.

7. Taxa de Abandono

Disparado a métrica mais importante, é claro. Em que momento do vídeo a maior parte dos usuários deixa de assistir? Se muitos usuários deixam o vídeo no mesmo instante, certamente há um bom motivo. Será que eles estão deixando o vídeo mais cedo para fazer uma compra ou ir para a sua landing page? Ou será que existe um momento que faz esgotar a paciência deles?

Bom, aproveitando que estamos falando de estratégias de vídeos online, que tal dar uma olhada no nosso White Paper grátis “Como utilizar vídeos online no marketing da minha empresa”? Produzimos um guia caprichado para quem quer se comunicar por meio de vídeos online no ambiente corporativo!

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida? Compartilhe sua opinião conosco por meio dos comentários!