Skip to main content

FONTE: http://sambatech.com/blog/

Olá pessoal,

os vídeos online se tornaram elemento bastante importante para produtores de conteúdo na geração de receita. Porém, um dos grandes problemas está na falta de conhecimento das melhores métricas para o desenvolvimento das suas estratégias de monetização.

Com uma boa ferramenta de Analytics para vídeos online, os editores podem ver o desempenho dos seus vídeos e utilizar desta análise para lapidar sua estratégia e gerar receita. Quanto mais os produtores de vídeos conseguir ir a fundo para obter informações detalhadas e relevantes de feedback sobre o seu conteúdo, melhor. O entendimento aprofundado sobre o perfil da audiência vai ajudar a moldar as suas estratégias e consequentemente atrair mais audiência, publicidade e receita.

Para se ter um bom resultado com os vídeos online é necessário ter uma visão mais abrangente sobre o conteúdo produzido e levar em consideração mais do que apenas dados como o de consumo e performance para basear na tomada de decisões sobre a estratégia digital. É preciso dedicar tempo na análise dos resultados obtidos e ir além das informações básicas. Pensando nisso, selecionamos 4 métricas fundamentais para você desenvolver as suas estratégias de monetização com vídeos online.

1. Performance e engajamento

Para saber se os seus vídeos estão no caminho certo, os relatórios de desempenho e engajamento são as melhores métricas para começar a sua análise.

Views totais | FONTE: http://sambatech.com/blog/

Com os números totais de visualização fica fácil identificar o conteúdo, horário de consumo e categoria que atrai o maior número de espectadores. Além disso, é possível obter insightssobre como os espectadores estão assistindo o seu conteúdo publicado. E para isso algumas taxas são fundamentais para se manter em mente: conversão e retenção.

Taxas de reten%C3%A7%C3%A3o | FONTE: http://sambatech.com/blog/

A taxa de conversão seria a porcentagem de usuários que tiveram contato com a página final onde o seu vídeo foi publicado e clicaram no play. E a taxa de retenção, o percentual de tempo de vídeo assistido pela sua audiência. Com o primeiro relatório é possível identificar se o thumbnail escolhido está atraente ou não e se o posicionamento do seu player no site está ideal. Já o segundo, você consegue medir o nível de engajamento da sua audiência com o conteúdo e entender se a sua linha de roteiro está adequada ao seu público, qual o tipo de vídeo é mais aceito pelos usuários, entre outras análises.

2. Dispositivos e aplicativos

Outra análise importante é referente ao tipo de dispositivo (desktops, tablets, smartphones)utilizado pelos usuários para assistir os vídeos. O consumo de conteúdo através de dispositivos móveis tem apresentado um forte crescimento nos últimos anos e a tendência é de que não pare tão cedo. Por isso, entender como seus usuários têm se relacionado com os vídeos em multi-devices certamente vai ajudar a maximizar sua audiência em todas as telas.

Dispositivos m%C3%B3veis | FONTE: http://sambatech.com/blog/

Grande parte da sua audiência está presente em dispositivos móveis? Confira o infográfico da Samba com 5 dicas para vídeos online em mobile.

3. Demografia e perfil da audiência

Você sabe exatamente quem são os seus espectadores? Obter informações como idade, sexo, preferências de visualização e perfil dos usuários que consomem seu conteúdo pode contribuir para o aumento da audiência, engajamento e estratégia de monetização.

Perfil | FONTE: http://sambatech.com/blog/

Um vídeo que atende as necessidades de um público bem específico tem uma probabilidade muito maior de ser compartilhado e gerar interesse de outros usuários. E se os seus vídeos possuem muitas visualizações e engajamento de um público com perfil bem definido, parabéns.Você tem uma mina de ouro nas mãos e muito potencial para gerar uma boa receita para sua empresa.

4. Localização

Onde está o seu público, mesmo? Com os relatórios de localização da audiência é possível descobrir exatamente de onde as pessoas estão assistindo os seus vídeos e ter uma imagem clara do perfil e localização geográfica do seu público. Esses dados ajudam a demonstrar o alcance e o impacto do seu conteúdo para os anunciantes, o que pode ajudar a alcançar as taxas mais elevadas na hora da venda de espaço publicitário.

Origem | FONTE: http://sambatech.com/blog/

A informação geográfica também pode ajudar a investir em novos mercados ou desenvolver conteúdo regional relevante. Se você perceber que tem um público cada vez maior no Triângulo Mineiro, por exemplo, essa informação pode ajudar a validar um projeto voltado para esta região, que acaba de se mostrar bastante promissora para as suas estratégias.

Estas métricas de vídeos online, se bem utilizadas, certamente vão conseguir gerar bastante informação útil para moldar a sua produção de conteúdo e alcançar maior engajamento da sua audiência.E pode acreditar, este é o segredo para monetização em vídeos online: conteúdo premium e muitos video views.

#ficaadica: Com o Samba Videos, plataforma de vídeos da Samba Tech, é possível ter acesso à todos relatórios acima e muito mais. A propósito, as imagens acima foram retiradas da nossa plataforma. Interessou? Clique aqui e agende um tour guiado para conhecer a solução ;-)

Precisa de ajuda?