Skip to main content

A seguir, 8 dicas de marketing para empreendedores. Nenhuma empresa, loja, escritório ou seja lá qual for o seu ramo de empreendimento, sobrevive sem um detalhe muito importante: clientes. E como eles são conseguidos? Através do Marketing. Alguns novos empreendedores, acreditam que apenas preço baixo é o suficiente, mas mal sabem eles que esta é uma ferramenta de marketing, também conhecida como ‘promoção’. O marketing é importantíssimo em uma empresa e sem ele não há vendas.

Para os empresários que estão querendo investir mais um pouco em seu empreendimento neste setor, temos a seguir oito dicas importantes de marketing para empreendedores. A boa notícia é o marketing pode ser aplicado a qualquer empresa com pequenas modificações. O ideal é sempre ler com atenção qualquer informação e investir em livros e leituras de sites especializados para saber as novidades do setor.

1 – Ter um bom mailing

Ter um bom número de contatos por email, endereços ou apenas telefones é muito importante para uma empresa, principalmente quando ela ainda está sendo montada e precisa ser divulgada. Uma boa dica é contratar empresas que fazem e-mail marketing e já possuam uma lista de clientes em potencial ou mesmo fazer a compra de um banco de dados de grande porte, mas voltado para o seu público-alvo. Por isso, é importante estudar qual o seu público-alvo, o perfil e abrangência (local, regional ou nacional) e se o contato por email é viável ou é preciso ter endereços e telefones.

Uma parceria para conseguir um banco de dados interessante pode funcionar da seguinte forma: você se compromete a dar a determinada empresa seus contatos e ela fará o mesmo por você e assim todos saem ganhando com um rico mailing em arquivo.

2 – Ter um blog empresarial

Todo mundo ama blogs e os clientes assíduos adoram saber de novidades por meio deles. Uma boa dica é mesmo tendo um site da empresa, ter um blog com bastidores, anunciando novidades e promoções, em um estilo mais informal como uma conversa com os clientes e parceiros para estreitar relações. Não é preciso investir em ferramentas caras, podendo ser um blog gratuito. Se o fizer, não se esqueça de assinar seu email com o endereço virtual do blog.

3 – Faça propaganda boca a boca

As ferramentas de marketing são ótimas aliadas, mas nenhuma tem tanta credibilidade quanto a boa e velha boca a boca, que ganhou ares virtuais por meio das redes sociais. Falar para seus amigos dos seus produtos, sua loja, seus serviços e ainda oferecer brindes para quem lhe procurar é uma ótima forma de conseguir clientes. Não perca a chance de sempre ter em mãos um cartão de visita com seu nome e contato, bem como falar sempre que possível com amigos em que ramo está atuando e como pode servir a seus amigos com seus serviços.

Tenha em mente que clientes também podem fazer a sua propaganda boca a boca, seja ela boa ou ruim e por isso, trate todos com igualdade de informações e serviços. Todo mundo deve ser VIP em sua empresa e assim garantir uma boa propaganda direta de seus produtos e serviços.

Informação Importante:

Pesquisas do SEBRAE, IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

4 – Guarde opiniões online

Já viu em sites e lojas online textos de usuários falando como foi a compra? Essa é uma forma de marketing também. Se você serve bem aos seus clientes, entrega os pedidos na data e tem boa qualidade de atendimento, por que não mostrar a outros clientes como você é bom? Uma dica é criar um espaço em seu site apenas para isso ou pode também divulgar em seu blog empresarial. Ambas as formas são bem bacanas e em breve darão um resultado de marketing positivo, atraindo novos clientes para o seu negócio.

5 – Tenha um cartão de visitas sempre ao alcance da mão

Parece antiquado, mas ter um cartão de visitas é mais importante do que você pensa. É uma ótima forma de ter em mãos uma ferramenta de marketing importante, divulgar o seu produto e serviço para os amigos próximos e também ser notado como um empresário.

Um cartão de visitas age como duas formas de marketing: empresarial e pessoal. Por menor e mais simples que seja o seu produto, a ferramenta valoriza o seu trabalho e dá um ar mais profissional, também ajuda na divulgação da marca. Além disso, é um marketing boca a boca e para isso basta entregar a alguns clientes e amigos para que possam divulgar.

6 – Faça ofertas e descontos

Todo mundo curte uma boa promoção e por isso, esta é considerada a ferramenta de marketing mais útil do mundo. Eventualmente, diminua a margem de lucro de alguns produtos e serviços e faça uma promoção para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Uma promoção age como marketing direto para o público que sempre se sente recompensado por ser agraciado com preços baixos. Brindes também são uma boa pedida, sejam eles em produtos ou serviços ao estilo “pague um e leve outro de graça.”

7 – Faça caridade

Fazer caridade é forma também de marketing, no caso, marketing social que permite dedução no Imposto de Renda e ainda cria uma imagem positiva para a empresa. Ou você acha que toda grande empresa cria uma fundação social ou serviços gratuitos apenas pelo bel prazer de ajudar? Para quem curte ajudar ao próximo, será uma ótima ideia e quem não se interessa pelo assunto, pense como uma forma de passar uma imagem positiva da empresa.

Para o empresário pode ser um gasto desnecessário, mas para o público é uma grande marca dedicando parte do seu lucro para ajudar aos outros. Você vai ganhar espaço na mídia, sua marca será divulgada e novos clientes vão vir muito em breve.

8 – Vasculhe na Internet o que falam da sua marca

Quem pensa que ficar online é perda de tempo é porque ainda não sabe o poder da ferramenta web: ela é um canal tanto para elogiar como para falar mal. Por isso, dedique ao menos meia hora do seu dia vasculhando fóruns de notícias online para saber o quanto e como estão falando de sua empresa e saiba exatamente onde estão seus erros.

Saiba usar a web para o bem do seu negócio. Ouça as críticas e tente corrigir os erros e não trate os comentários apenas como ‘inveja’ ou ‘difamação’. Se os problemas relatados realmente existirem, encontre o setor responsável e tente corrigi-los.

FONTE: http://www.novonegocio.com.br/marketing/8-dicas-de-marketing-para-empreendedores/

Precisa de ajuda?